Header Ads

Header ADS

BOM JARDIM: POPULARES LEVAM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PARA TOMAR VACINA ANTIRRÁBICA.


O sábado 28 de janeiro foi bastante agitado para quem tem animal de estimação em casa, foi o dia “D” para cães e gatos.
A Prefeitura através da Secretaria de Saúde promoveu um dia de vacinação antirrábica, e disponibilizou pontos de atendimento em todos os bairros da cidade. A vacina é obrigatória em todo território Nacional, pois só assim é possível combater a raiva. Segundo informações do governo a campanha vai continuar, mas será apenas em um ponto estratégico.  
Para quem perdeu o dia “D” da vacina será mais dificultoso o acesso, certamente será no centro da cidade, assim quem mora nos bairros afastados terá desconforto ao se deslocar de casa com seu animal de estimação, cachorro ou gato.

Vale lembrar que a vacina é proibida seu fornecimento para aplicação em casa, porque a medicação é um produto imunobiológico que exige manipulação e aplicação adequadas, além de descarte correto do material usado. Mas infelizmente nossa equipe flagrou os agentes entregando para as pessoas fizessem aplicação em casa.


O que é a raiva?

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

O que fazer se for mordido por um animal?

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades especificas que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.