Header Ads

Header ADS

VEREADOR ANTÔNIO DO CESARINO PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE IMPACTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL


Nos dias 17 e 18 de fevereiro aconteceu na Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA) um seminário que teve como principais temas a Reforma da Previdência e a interação entre as secretarias de agricultura e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

No primeiro dia de atividades, houve um amplo debate sobre os impactos da proposta de Reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional, que reuniu secretários municipais de agricultura, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, os deputados federais Luana Costa, Weverton Rocha e Zé Carlos e os deputados estaduais Bira do Pindaré e Zé Inácio. Todos os participantes, em suas declarações, foram unânimes em ressaltar os grandes prejuízos que a reforma, tal como está proposta, irá causar na vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país.

“Essa reforma retira direitos dos trabalhadores conquistados com muito esforço, através de lutas históricas em que muitos companheiros foram torturados e mortos. Nós não permitiremos que esse retrocesso aconteça sem que os trabalhadores e trabalhadoras rurais saibam exatamente o que está em jogo com esta reforma, e vamos convocar todos e todas para irmos às ruas, nos manifestarmos contra este retrocesso”, afirmou o presidente da FETAEMA, Chico Miguel.



“Quando o Governo Federal fala em rombo para justificar essa reforma aborda somente a previdência, ou seja, a contribuição dos empregadores e dos empregados. Mas a conta deve envolver a arrecadação de contribuições sociais. Quando se faz a conta dessa forma, na soma não existe déficit, mas superávit. O saldo não é negativo, é positivo”, destaca o Deputado Estadual Bira do Pindaré (PSB-MA), que compôs a mesa do primeiro dia do seminário.
A Contag enviou o assessor Evandro Morello, que fez uma apresentação detalhada sobre o que a reforma da previdência significará na vida da trabalhadora e trabalhador rural, destacando as diferenças entre o trabalhador rural e urbano, como expectativa de vida e a periodicidade das receitas de cada grupo. “Nós temos, por exemplo, o trabalhador safrista, que muitas vezes trabalha na informalidade mas, mesmo quando tem a carteira assinada, é por um período curto, de 4 ou 6 meses por ano. Como esse trabalhador irá contribuir mensalmente para a previdência como faz um trabalhador da cidade?”, questionou o assessor da Contag.

O vereador Antônio Cesarino participou do evento e foi acompanhado pelo atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jardim, o senhor Elizeu Alves. Na terça-feira 21 de fevereiro o parlamentar fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Bom Jardim e fez um alerta sobre os prejuízos da PEC 287 para a aposentadoria.

Segundo o vereador a mensagem traz enorme prejuízo às futuras gerações, que vão perder o direito de se aposentar. “Os trabalhadores rurais e toda a população devem se manifestar, e convidamos para um ato que ira acontecer no dia 8 de março, ali na estaca zero onde vamos reivindicar nossos direitos, além disso, reuniões com novos gestores serão realizadas para que todas se unam contra essa proposta” destacou Antônio.

No segundo dia, os secretários estaduais dos 198 municípios representados no encontro participaram de uma reunião com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), que foi uma oportunidade para serem apresentados os projetos da pasta que estão em andamento no estado. “Para nós foi uma experiência muito rica, essa secretaria foi uma reivindicação dos trabalhadores rurais ao governo estadual, e a sua lei de implementação foi assinada neste auditório”, destacou o secretário da terceira idade e idosos rurais da FETAEMA, Joaquim Alves.


Em seu discurso, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, enfatizou a força política dos movimentos sociais na luta pela justa reforma da previdência. Reforma essa que, seguindo o caminho atual, não beneficiará o agricultor familiar maranhense.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.