Header Ads

Header ADS

QUESTÃO DE ORDEM: Vereador Markony propõe ações ao Poder Executivo para melhorar no combate ao Coronavírus em âmbito municipal.

O parlamentar apresentou na última semana (07) Indicações e (01) Requerimento cobrando do Poder Executivo municipal aplicação dos recursos do Governo Federal destinados ao município de Bom Jardim, através Bloco de Custeio das Ações e dos Serviços Públicos de Saúde-PAB e MAC decorrente do Coronavírus-COVID 19, no valor de RS 126.529,03 e do Programa Federativo de enfrentamento ao Coronavírus, no valor de R$ 3.645.772,90 para o combate a pandemia do CORONAVÍRUS. 
Amparado pelo princípio de que a atuação e o planejamento das ações dos serviços de saúde e assistência pública devem ter sua execução descentralizada de acordo com a capacidade de cada nível de governo e diante dos crescentes números de casos suspeitos e monitorados de Coronavírus em nosso município publicados pelos boletins epidemiológicos diários da Secretaria de Saúde, o edil propõe várias medidas de interesse da Saúde pública municipal para que esses recursos do Governo Federal sejam usados para:
1. Adquirir TERMOMETRO DE APROXIMAÇÃO a serem usados nas secretarias municipais, escolas, postos de saúde, instituições bancárias, comercio e demais locais necessários à prevenção do CORONAVIRUS, para que pessoas com temperatura acima de 37,5° sejam encaminhadas para exame clínico e laboratorial, a fim de prevenir o CORONAVIRUS.
2. Aquisição de TESTES RÁPIDOS para realizar na população de forma a detectar presença do vírus com a eficiência e velocidade que precisamos.
3. Aquisição e DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE MÁSCARAS de proteção individual para ajudar na prevenção contra o novo Coronavírus.
4. Aquisição de INSUMOS HOSPITALARES (como: Protetor ocular, protetor facial, luvas, botas de borracha, máscaras N95, FFP2, ou equivalente e materiais de higienização diversos), de forma a atender demanda da epidemia da COVID-19.
5. Aquisição de MEDICAMENTOS necessário para o tratamento do novo Coronavírus.
6. Atendimento ASSISTENCIAL EMERGENCIAL AO PÚBLICO DE BAIXA RENDA E VULNERÁVEL (distribuição de CESTAS BÁSICAS através da Secretaria de Assistência Social), de forma a ajudar as pessoas por conta do isolamento social imposto por vários Decretos Estaduais e Municipais.
7. Adquirir RESPIRADORES PARA O HOSPITAL MUNICIPAL e garantir Profissionais da Saúde e Equipe de Intensivista para o imediato atendimento dos pacientes com COVID-19.  
8. Garantir capacitação a todos os PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DA SEGURANÇA envolvidos diretamente no combate ao COVID-19.
9. Criar abono extraordinário aos servidores efetivos e comissionados,  PROFISSIONAIS DE SAUDE e GUARDAS MUNICIPAIS que trabalharem, efetivamente, no "enfrentamento direto e frontal" ao novo Coronavírus - COVID-19.
10. Contratação TEMPORÁRIA EMERGENCIAL DE BOMBEIRO CIVIL para atuar no apoio operacional das ações de prevenção, monitoramento e triagem de casos suspeito do Coronavírus.
11. AQUISIÇÃO DE BARRACAS, A SER COLOCADO EM VIA PÚBLICA, para acomodar as pessoas que fazem uso das instituições bancárias (Banco Brasil, Bradesco, Casa Lotérica e demais), de forma o obedecer as orientações da Organização Mundial de Saúde(OMS) e do distanciamento de pessoas em supostas aglomerações, ocasionadas pelo recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal e de Proventos de Servidores e Aposentados.

Ressalta ainda a necessidade da atuação preventiva da Câmara de Vereadores e a preservação do equilíbrio das contas públicas e apresenta requerimento CRIANDO COMISSÃO PARLAMENTAR ESPECIAL DE ACOMPANHAMENTO DAS MEDIDAS E ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS NO MUNICIPIO DE BOM JARDIM, com objetivo de acompanhar o desenvolvimento das ações de prevenção ao CORONAVÍRUS, de forma a prevenir o surto e combater avanço do vírus com propostas de ações e acompanhamento ao desenvolvimento das ações do Poder Executivo, frisa o Vereador.









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.