Header Ads

Header ADS

BOM JARDIM-MA: Câmara sedia evento de abertura da Escola Cultural Memórias


 Nos dias 29 e 30 de janeiro ocorreu o evento de lançamento e apresentação oficial da Escola Cultural Memórias com sede em Bom Jardim – MA. A abertura do evento foi realizada no auditório da Câmara Municipal.

A escola que tem como presidente João Teles da Silva (Hélio da capoeira/Sasquatch) tem objetivo de desenvolver projetos nas mais variadas áreas culturais, em especial a capoeira, culturas populares e tradicionais.

Prestigiaram o evento os vereadores Rhony do Igarapé dos Índios, Fred Abdon e Raidon Braz, o secretário de cultura de Bom Jardim Jevaldo Lima, a secretária de cultura de Governador Newton Bello Eulália Sá, e o vice-presidente do CMDCA Joaby Nascimento, além da sociedade civil, representantes de cultura popular, pais, responsáveis e alunos da escola.

Também participaram do evento, convidados como os mestres de capoeira Reginaldo da Silveira Costa/DF, Jair Correia da Silva/CE, Oziel Martins Freitas/MA, Dorivan Rafael dos Santos/CE, Messias Freitas/RJ, Contramestres Fabiano/RJ, Werth Silva/MA, Professor Dorinaldo Marinho, João Raimundo de Jesus/PI, e das capoeiristas Silvia Reis e Erica Carvalho/RJ.

No segundo dia o encerramento aconteceu no Teatro Municipal de Alto Alegre do Pindaré, aonde também vem sendo desenvolvidas atividades culturais sob a orientação e direção do representante da escola, Geovane Silva.

A programação teve como momentos importantes o histórico militante e cultural que culminaram na origem da escola, palestras, troca de graduações, formatura, menções honrosas, homenagens e apresentações culturais como Dança da Mangaba, Tambor de Crioula, Samba de Roda e Exposição de Artesanatos e Grafismo Indígena Guajajara.

A Câmara Municipal de Bom Jardim incentiva projetos como este e não mediu esforços para apoiar a realização deste evento tão importante para a cultura do município.

O presidente da Câmara, vereador Rhony, destacou a importância da implantação da escola e ressaltou apoio ao evento. “Eu sempre darei total apoio e incentivo a projetos como este que além de resgatar a cultura e sua memória, também tira o jovem do mundo da criminalidade e das drogas e o resgata para o conhecimento e para a arte do aprender, sem duvidas, é um projeto muito importante para o nosso município.”

Para o presidente da escola Hélio da capoeira, que esteve à frente da organização do evento, esse é um passo que marca a história cultural. “Este evento é um momento que marca nossa história e memória cultural, onde nosso trabalho passa a ter um novo nome que representa os diversos momentos junto às pessoas que ao longo de 25 anos vêm contribuindo com o nosso trabalho em prol da capoeira, culturas populares e da cidadania cultural do nosso povo.”

A escola tem como principais apoiadores a Companhia Vale  e os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente das cidades de Bom Jardim e Alto Alegre do Pindaré – MA.




Secretária de cultura de Governador Newton Bello Eulália Sá






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.