Header Ads

Header ADS

Acessibilidade: TikTok anuncia recurso de geração de legendas automáticas

 

Usuários do TikTok poderão testar em breve um novo recurso que gera legendas automáticas. Para se tornar mais acessível, o aplicativo passa a trazer a opção na página de edição, depois do vídeo ter sido carregado ou gravado. A ideia é lançar o recurso primeiramente em japonês e inglês – outros idiomas deverão ficar disponíveis nos próximos meses.

A novidade surge para ajudar os espectadores surdos ou com alguma deficiência auditiva, mas também é útil para quem assiste vídeos em momentos inconvenientes para ouvir áudio. As legendas poderão ser editadas para corrigir possíveis erros e também podem ser desativadas no botão “Legendas”, no painel de compartilhamento.

TikTok anuncia novo recurso de geração de legendas automáticas.
Crédito: Shutterstock


O TikTok segue a tendência de outras plataformas que têm acompanhado a melhoria da transcrição automática ao longo dos anos. No mês passado, o Google lançou um recurso no Chrome que permite gerar legendas para áudios reproduzidos pelo navegador. O sistema Live Caption também está disponível para dispositivos Android. O Zoom e o Google Meet também passaram a gerar legendas automáticas durante as chamadas e o Instagram já testa recurso semelhante.

O novo mecanismo é só mais uma preocupação de acessibilidade do TikTok, que também adverte criadores de vídeos sobre conteúdos que podem desencadear epilepsia fotossensível.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.