Header Ads


Usar calça muito apertada causa celulite: verdade ou mito? Resposta surpreende

Má alimentação, sedentarismo, uso de pílula anticoncepcional, enfim, vários fatores podem estar relacionados ao surgimento e/ou piora da celulite. Você provavelmente já ouviu falar que vestir calças muito apertadas pode causar os temidos furinhos nas pernas e no bumbum. Mas será que uma peça de roupa pode mesmo provocar celulite ou tudo não passa de um mito?
Celulite: o que é

Dá-se o nome de celulite o depósito de gordura sob a pele caracterizado por aspecto ondulado da epiderme (“casca de laranja”) em algumas áreas do corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a celulite afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, sendo mais comum entre aquelas de pele branca.

A celulite costuma aparecer mais nas coxas, bumbum e quadris, regiões do corpo onde a gordura está sob a influência do estrógeno, que é o hormônio feminino. Os furinhos, no entanto, também podem surgir nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca.

Ao contrário do que muita gente acredita, obesidade não é uma condição necessária para o aparecimento da celulite, já que mulheres magras também podem conviver com o problema. Raramente a celulite é observada em homens.


Causas da celulite



As causas exatas da celulite não são completamente esclarecidas, mas alguns fatores são conhecidos como predisponentes aos furinhos, como hereditariedade, problemas circulatórios, alterações hormonais e uso de pílula anticoncepcional, por exemplo, uma vez que o contraceptivo adiciona dose extra de hormônios ao organismo.





O estilo de vida também tem significativo impacto no surgimento e na piora da celulite. Sedentarismo e má alimentação, rica em açúcares e carboidratos, podem contribuir para os furinhos. Além disso, o uso de calças muito apertadas pode sim agravar o problema.

Calça apertada causa celulite?

A celulite é originada através de um processo inflamatório na camada de gordura que reveste o corpo e seu aparecimento pode ser intensificadas com o uso de roupas apertadas, afirma o cirurgião vascular Fernando Bacalhau, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

De acordo com o médico, a celulite naturalmente já prejudica a circulação sanguínea. O uso de peças que comprimem o corpo pode comprometer ainda mais a passagem de sangue e contribuir, portanto, para a evolução do quadro. Quem tem celulite de grau um pode passar a ter o grau dois ou três, diz o especialista.

Calça apertada: prejuízos de usar

Além de poder causar piora no aspecto da celulite, o uso de calças muito apertadas aumenta os riscos de diversos outros problemas de saúde, como:

Varizes: mulheres com predisposição genética para o problema possuem altas taxas de progesterona, hormônio feminino que provoca certa dilatação das veias. Quando as pernas estão apertadas pelas calças, a circulação fica prejudicada e aumentam as chances de os vasinhos estourarem.

Falta de ar: calças muito apertadas na região abdominal podem dificultar a passagem do ar pelo corpo fazendo com ele chegue apenas a parte alta do tórax.
Candidíase: usar calças muito apertadas podem favorecer o aparecimento da candidíase, já que o fungo causador do problema se prolifera em altas temperaturas. Por isso, além de evitar peças justas, o recomendável é usar calcinhas de algodão, que permitem que a região fique arejada.

Azia: peças justas demais na área da cintura e que apertam a região do estômago podem ser responsáveis por desconfortos como azia e refluxo.

Dicas para acabar com a celulite

Este é o alimento que você deve comer MAIS se quiser detonar a celulite

Guia completo para combater celulite em casa: chá, esfoliante e mais

Eliminar a celulite pode ser mais fácil do que você pensa: veja a rotina
Via >--> Choco Peba

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.