Header Ads

Header ADS

BOM JARDIM-MA: EDUCAÇÃO NA CONTRA MÃO DO DESENVOLVIMENTO.


Enquanto os prefeitos da região e cidades vizinhas, comemoram seus 100 dias, com início de obras, contratos de projetos com o governo do Estado e pagamento dos vencimentos de servidores antecipados. O prefeito de Bom Jardim, médico Francisco Araújo, só sabe falar em Crise econômica e dificuldades de gestão.

É verídico as dificuldades ou pode se dizer a falta de competência na gerência da maquina pública. Já sobre a falta de recurso, o prefeito não pode alegar, pois o município já recebeu vários repasses, e ele enxugou o máximo a folha de pagamento da prefeitura, pois até a presente data, muitas escolas e órgãos públicos em todo o município estão parados, de portas fechadas, sem oferecer os serviços as comunidades, devido a falta de funcionalismo. Fato este que deixou a população em estado de penúria no tocante à oferta dos serviços públicos essências como educação, saúde e outros...

Um retrato do abandono e desprezo por uma das políticas públicas mais importantes ao desenvolvimento de um povo a Educação, está personalizada na EMEB Francisca Germano de Brito Neves, localizada no Povoado Santa Luz, 12k da sede. A escola, que é uma das mais antigas do município, encontrasse em completo estado de abandono por parte do governo do médico Francisco Araújo. E pasmem!  Iniciará hoje os trabalhos, sem sequer ter água filtrada para os mais de 300 estudantes ali matriculados, sendo sua maioria, crianças e adolescentes. Relata um funcionário.
A escola, como pode ser vista nas imagens, caracteriza-se espaço insalubre e degradante para um ofício de tão nobre função, que é o ato de ensinar/educar. A comunidade já foi lesada, devido a incompetência de gestão, no atraso criminoso do calendário escolar. O qual irá penalizar alunos e professores no decorrer do ano.

A atual gestão teve quatro meses para realizar trabalhos de revitalização/reforma na escola, mas não o fez! E irá, iniciar as aulas num espaço vergonhoso e degradante, incapaz de passar uma imagem de organização, de espaço do conhecimento e formação de cidadãos consciência e críticos. Tão pouco, irá colaborar com o desenvolvimento dos níveis de aprendizagem dos filhos de Bom Jardim residentes naquela comunidade.

É importe ressaltar que recentemente a ex prefeita Lidiane Leite, foi condenada pela Justiça de 1° grau, com perda dos direitos políticos por 4 anos, devido em seu mandato, as escolas liberarem os alunos mais cedo por falta de condições de trabalho, para se cumprir a carga horária legal.

E será neste regime de meio horário ofertado que a EMEB Francisca Germano Brito de Neves irá funcionar, apenas meio horária, pois a escola não tem bebedouro, equipamentos e matérias pedagógicos para suporte dos professores, corpo funcional com deficit, salas de aula sem janelas, portas sem trincos, sem se quer lâmpadas nas salas de aula existem. Uma situação vergonhosa, vexatória para qualquer governo que tenha compromisso com a Educação, com o povo!
















Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.